quarta-feira, 5 de março de 2014

Amamentaçao

Amamentação é paciência...
Ouvi muito essa frase! como ouvi.
Na gravidez eu não fiz nenhum tipo de preparação nos mamilos, nada. Por que sempre ouvia que o importante era a famosa "pega correta".
Na maternidade, ainda na sala de parto o Davi mamou, bastante tempo. Sei que foi só o colostro, a pediatra apertava e saia aquelas gotinhas e ela disse que aquilo era o importante para o Davi naquele momento. E ele tinha feito a pega correta e estava tudo perfeito #SÓQUENÃO
Minha pediatra particular e humanizada, já alertava que o hospital iria me orientar a amamentar de 3 em 3 horas, mas que eu deveria oferecer a livre demanda, ou seja,  o Davi deveria mamar sempre que quisesse.
Já durante a segunda ou terceira vez que ele mamou meus bicos ficaram machucados, por que ele pegava muito, muito MUITOOOOO forte. A noite ele mamava horas, e depois de 10 minutos dormindo acordava para mamar novamente.
No dia seguinte, a pediatra prescreveu a pomada de lanolina para passar nos bicos, que estavam praticamente em carne viva. Mas tinha que amamentar, e o bichinho chorava de fome. Quando ele pegava o bico.... Oh my God! Que dor!!!!!!!!! Na madrugada do segundo dia a cena se repetia, ele chorava tanto, mas tanto que as enfermeiras vinham ver o que estava acontecendo, se a pega estava correta, se tinha colostro... E estava tudo OK. Elas resolveram leva-lo para trocar e deram um banho para acalma-lo, pois ele gritava!!!!
Depois da alta, quando chegamos em casa aconteceu todo o histórico da internação que eu contei no post anterior e com isso o segundo problema da amamentação.
Com os bicos sendo "cuidados" pela pomada começou o problema da produção...
Minha apojadura foi uma coisa louca...aconteceu no quarto dia de vida do Davi. A noite senti meus peitos duplicarem de tamanho, ficaram quentes, tive calafrios, tremia inteirinha e tava um calor de lascar... fiz um pouco de massagem e deu uma aliviada e quando cheguei no hospital e fui amamenta-lo a sensação passou. Mas no banco de leite, continuava ordenhando míseros 30 ml somando as 2 mamas. Eu fiquei mal, aquilo me abalou... Como se não me bastasse tudo, ainda tinha que ouvir que eu não produzia o suficiente para alimentar o meu filho. Como sofri, como chorei em todas as vezes que ficava lá espremendo as tetas por meia hora e saia 30, 40 ml no máximo, e ver as meninas ordenhando ao lado e sair 100, 200 ml! Aquilo acabava comigo!
Com isso elas complementavam com LA. Eu odiava.
Dava o peito por 1 hora e dizia que o Davi não queria a mamadeira de LA, mas as enfermeiras insistiam e diziam que ele ficaria com fome e que era para eu dar. Eu não dava. E quando eu saia elas davam. Fizeram isso várias vezes.
Como é difícil ouvir que você não é suficiente para alimentar o seu filho, que sua produção é baixa para a demanda dele. Que ele mamava 150 ml... Gente como pode um bebe de 4. 5 dias mamar 150 ml?
Eu ouvi tantos absurdos. cheguei a ouvir que o LA é mais completo que o leite materno, que é mais gostoso, mais docinho, que sacia mais a fome do neném, que o bico da mamadeira não interfere em nada, que não existe confusão de bicos, que eu tinha que dar o LA por que caso contrario meu filho ia morrer de fome!!! Gente, tudo aquilo me machucava... Eu não sabia como fazer, não tinha em que me apoiar, alguém que apoiasse o aleitamento materno exclusivo...
Faltei em várias ordenhas no banco de leite, pois achava que assim as mamas ficariam mais cheias e ele se saciaria melhor. Já outros dias fui em todos os horários, pois achava que tinha que "estimular" produção. Por fim, no dia da alta, sai com a receita que meu bebe mamava leite materno  + 90 ml de leite artificial Enfamil Premium.
Não levei em consideração. Fui pra casa com os peitos e a coragem. Sem LA.
E deu tudo certo, ele mamou mais ou menos nos horários que ele mamava no hospital e eu estava confiante. E as primeiras horas em casa foram ótimas.
Mas no segundo dia em casa, depois da alta, veio o terceiro problema: Davi pegou no peito as 18:30 e só largou a 00:30. Foram 6 horas de peito! direto!!! Meu Deus o que é isso???????? Recorri a todos: minha doula, pediatra, consultora de amamentação, grupos de apoio a amamentação... E todos descreveram o episódio como NORMAL! Eu fiquei com medo! Nunca tinha ouvido falar sobre isso. E fui ler, e realmente existe, e estava acontecendo comigo!
Pensei que meu leite estava pouco e falei pro marido comprar o tal Enfamil... No outro dia dei, mas o tempo de amamentação dele não diminuiu. Então não dei mais. Resolvi me informar Eu fiquei com medo! Nunca tinha ouvido falar sobre isso. E fui ler, e realmente existe, e estava acontecendo comigo!
E o que fazer? A resposta é PACIÊNCIA. Não tem outro jeito, não tem uma formula mágica... Amamentação é dedicação.
E hoje? Hoje eu AMO amamentar. Hoje é Leite Materno em Livre Demanda!
 Não tem sentimento melhor do que você suprir as necessidades do seu filho. Um bebezinho chorar com fome e só você ser capaz de consola-lo. Isso não tem preço. Você se sente A BOA, a mulher maravilha salvando uma pessoa. Pessoa que depende 100% de você e ver a carinha de satisfação dele quando termina de mamar é a melhor coisa do mundo!!!

Um comentário:

  1. Uaaau que relato heim amiga, e principalmente que força de vontade que vc teve, parabens pela sua insistencia, vc é um exemplo de mulher que não desistiu da amamentação, isso mesmo continuem assim.
    Guizinho tbm mamava que parecia que ia arrancar os bicos do meu seio, no primeiro mês eu amamentava chorando, mordendo o travesseiro, e olha q nao racho o bico do seio, fico imaginando se tivesse, mais foi passar os 30 dias q tudo foi melhorando e hoje com seus 4 meses de amamentação é uma DELICIAAA o sensação gostosa, ele é um sarro as vezes sai pra dar um sorrisinho e volta é uma fase linda amiga aproveite
    bjooo e mais uma vez parabens

    ResponderExcluir

http://meumilagrerealizado.blogspot.com.br/